
Estudo dos tipos de refletores

Pc - Pano Convexo: Equipamento mais comum nos teatros, o famoso PC, ou plano-convexo leva esse nome por que utiliza uma lente plano-convexa para fazer com que os raios luminosos tenham uma incidência focalizada em determinado campo e produza uma fonte luminosa bastante definida. Sua utilização é bastante variada, pois esse equipamento possui grande versatilidade.
Uso: Usada em luzes gerais, banhos de cores, focos com definição, focos indefinidos, contraluzes, podem ser criados com esse "pincel".
Fresnel: Tem esse nome devido a sua lente, inventada pelo francês Augustin Fresnel. Possui o mesmo chassi do PC, porém sua lente é plana e possui círculos concêntricos. Sua luz é intensa no centro e conforme vai ganhando abertura vai diminuindo num degradê. Não é definível onde a luz acaba. É uma luz mais suave, mais difusa.
Uso: Muito útil na construção de gerais, contraluzes, banhos de luz, o fresnell é o tipo de equipamento essencial dentro dos teatros. Sendo sua luz mais suave, suas sombras são menos definidas.
Scoop: Também conhecido como panelão, produz iluminação bem soft. Sua luz abrange uma grande área.
Uso: Utilizado para preenchimento (full light).
Refletor Par (canhão): Leva esse nome porque possui uma lâmpada com espelho parabólico (Parabolic Alumized Reflector). Essas lâmpadas são encontradas em variados ângulos de espelhamento. Seu foco é definido, ovalado e muito brilhante. Os ângulos de abertura da luz dependem também dos tipos de bulbos e formato das lentes frontais.
Uso: É muito utilizada em teatros e shows. São usadas em estúdios apenas quando uma estética particular os exige. São encontradas em diversas potências que variam de 20w a 1000w.
Elipsoidal (lico): Equipamento cujo foco é bem definido proporcionando luz dura.
Uso: Utilizado geralmente para projeção e recortes de imagens no fundo dos estúdios e para efeitos no teatro.
Ciclorama: Iluminação soft de grande abertura angular.
Uso: utilizado para projeção de fundos em cicloramas (painel de fundo de cenários e estúdios que possuem características semicirculares - fundo infinito) de palco e estúdios.
Mini brut: Esse equipamento fornece uma grande quantidade de luz. Funciona com jogos de lâmpadas par (parabolic aluminized reflector).
Uso: É bastante utilizado em shows para efeitos de grande impacto, principalmente sobre o público. Para preenchimentos de grandes áreas
Canhão seguidor: Geralmente manuseado manualmente sobre um tripé de apoio. Possui sistema de troca e mistura de Cores.
Uso: Utilizado para projeção de focos definidos em atores e cenários. Muito pouco utilizado em estúdios, a não ser em programas de televisão e cinema (efeitos específicos).
Soft Light (geladeira): Como o nome já diz, esse equipamento fornece uma iluminação soft, ou seja, um banho de luz bastante homogêneo e geralmente atinge uma área extensa.
Uso: Ele é indicado para luzes de preenchimento (full light) mas pode também funcionar como iluminação principal. São indicados também para preenchimento de fundo de cenários (walls) sem sensação de profundidade.
Set Light: Iluminação também soft, porém, com uma definição focal larga. É de costume utilizar esse equipamento com filtros de papel vegetal para suavizar os detalhes e também com filtros de acetato ou dicroícos para efeitos com cores.
Uso: São bastante utilizados em gravações de "externas" devido a sua maleabilidade e escalabilidade.

